sexta-feira, 5 de agosto de 2011

VIAMÃO: ENCONTRO MUNICIPAL DO TURISMO TRATA DA COPA DO MUNDO DE 2014

Encontro de Turismo
reúne grande público

(E) DIRETOR DE TURISMO, MARCUS OLIVEIRA; PREFEITO ALEX; SECRETÁRIA ESTADUAL DE TURISMO, ABGAIL PEREIRA E O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, RICARDO GROSS


APÓS OS TRABALHOS OS PARTICIPANTES COMEMORARAM NO CAFÉ DA PRAÇA

Texto: Natália Maciel
Fotos: Kauê Linhares

Promovido pela Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o  Encontro de Turismo “Viamão e a Copa do Mundo 2014” ocorreu na quarta-feira (3). O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e teve como convidada especial a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira.
Destinado a agências de viagem, representantes de bares, restaurantes, hotéis e pousadas, empresas de lazer e educação, o Encontro de Turismo reuniu um grande público. Estiveram presentes representantes da Quinta da Estância Grande, Sítio Vô Rangel, Vila Ventura, Parque Estadual de Itapuã, Prepara Cursos Profissionalizantes, operadoras de turismo, entre outros empreendedores.
O evento foi conduzido pelo diretor do Departamento Municipal de Turismo de Viamão (Detur), Claudio Montano, que compôs a mesa do plenário Tapir Rocha juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Gross, o prefeito Alex Boscaini, e a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira.
De acordo com Ricardo Gross, o evento é a prova de que Viamão está se empenhando em busca do seu desenvolvimento. “A presença de todo esse público é a prova maior disso”, afirmou.
Abgail também reforçou a importância do encontro. “É uma iniciativa privada que conseguiu reunir o poder público, o terceiro setor e a comunidade para discutir essa pauta positiva e com grandes oportunidades, o que mostra a mobilização da sociedade”, destacou. Para a secretária, é preciso colocar o turismo no rumo do desenvolvimento da região metropolitana. “Nós precisamos mostrar a capacidade turística do Rio Grande do Sul, o seu mosaico de culturas”, disse.
Segundo Abgail, cabe ao poder público garantir o acesso ao turismo, a melhorar a estrutura. “A Copa somos todos nós. O prefeito Boscaini é como o técnico da seleção: deve escalar o time, que por sua vez são os responsáveis pelo turismo (donos de hotéis, de bares, etc), e armar a sua tática. Cabe a nós qualificarmos e capacitarmos nossa gestão para o bem receber dos turistas, a fim de que a Copa do Mundo nos sirva também para nos deixar um legado.
A secretária explicou que o turista não virá apenas para assistir aos jogos, mas também pra desfrutar de toda nossa hospitalidade. “Eles voltarão para casa falando de nós, e o que queremos que eles falem?”, questionou. Abgail ainda informou que serão realizadas 11 conferências de turismo até dezembro. “Essas ocasiões serão abertas ao público, portanto, todos, sem exceção, poderão opinar a respeito do setor. Se eles não participarem e não opinarem, é por decisão deles, e não por falta de oportunidade”, ressaltou a secretária.

Copa do Mundo deve acelerar
o desenvolvimento do município

Para o prefeito Alex Boscaini, o pensamento deve ir muito além da Copa do Mundo. “Não devemos pensar nela por si só. Ela deve servir para melhorarmos a nossa logística, nossa infraestrutura. Mas, antes de tudo, devemos preparar o município para recebê-la. É importante que nós nos valorizemos, pois a cidade está completando 270 anos e, muitas vezes, nem nós mesmos nos respeitamos. Temos que ter consciência do nosso potencial”, explicou.
Conforme Boscaini, os municípios que receberem uma seleção terão muitos investimentos públicos, principalmente do governo federal. O prefeito acredita que, se Viamão for consolidada como uma das cidades que serão centro de treinamento da Copa, terá um desenvolvimento bastante acelerado. “Nós já estamos vivendo um momento muito bom, onde Viamão está recebendo a instalação de inúmeras empresas. Fazer parte da Copa do Mundo seria um avanço ainda maior”, destacou.
O diretor de Indústria e Comércio, William Rodrigues, acredita que a Copa irá passar por Viamão. “Nós mostraremos que estamos preparados para isso e os turistas levarão muitas coisas boas daqui”. Ele também reforça a fala de Boscaini, destacando o fortalecimento no comércio. “Estamos com a economia aquecida, com a vinda de muitas empresas”, relatou Rodrigues.
Na ocasião, também estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, que apresentaram aos empreendedores as formas de financiamento na área do turismo. Também prestigiaram o evento, representantes da Prefeitura de Viamão, da Associação Comercial, Industrial e de Serviço de Viamão (Acivi), da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre, e o ex-secretário estadual de Turismo, Antônio Ávila.
Depois de encerrado, o público que participou do Encontro de Turismo “Viamão e a Copa 2014” se reuniu no Café da Praça, onde usufruiu de coquetel e assistiu ao desfile de roupas turísticas do município, promovido pela Viamão Souvenir.

Um comentário:

Seguidores