segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

NONA FEIRA LITERÁRIA DE VIAMÃO

Show musical encerra 9ª Feira Literária


Depois de três dias inteiros de atividades, chegou ao fim a 9ª Feira Literária de Viamão. O encerramento foi no sábado (26) com o show do cantor Marcelo Valêncio, que se apresentou no palco principal, localizado no Calçadão Tapir Rocha.

A primeira atividade da programação de sábado foi a contação da história “O homem sem sorte”, com o personagem Tertulino Brandão, que escolheu algumas crianças da plateia para participarem das brincadeiras. A apresentação teatral “Lili inventa o mundo” veio logo em seguida e animou o público que assistia. O espetáculo, realizado pelo grupo Máschara, de Cruz Alta, reúne poesias de Mario Quintana.

No mini-auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), enquanto a programação ocorria no palco principal, alunos da escola Zeferino Lopes assistiram a apresentações de fantoches realizadas pelo grupo Mostra Pedagógica.

O espetáculo “O livro de histórias”, apresentado por alunos da escola Alberto Pasqualini, também fez parte da programação do último dia de evento. A escola ainda participou com a sua banda, que tocou músicas de Luan Santana e Chimarruts, encerrando as atividades da manhã.

Mágica e música encerram a Feira Literária
As atividades do turno da tarde começaram com Tertulino Brandão interagindo com o público. Com a ajuda de integrantes da plateia, que interpretaram personagens, Brandão contou histórias. Em seguida, o grupo Máschara reapresentou a peça “Lili inventa o mundo”.

Durante os intervalos de cada atração, Tertulino Brandão repetiu sua performance, com dinâmicas e brincadeiras. Após a apresentação do grupo Máschara, ele chamou integrantes da plateia ao palco, para uma prova de efetuar tarefas. As crianças tiveram que, por exemplo, levar membros da SME ao palco. Todas que participaram das brincadeiras ganharam livros. Além disso, Brandão contou a história “O Galinheiro de Bartolomeu”, de Christina Dias.

Dando continuidade às atrações do último dia da feira, os alunos da escola municipal Vereador Valneri Antunes realizaram uma apresentação de dança afro. Depois, contaram um pouco da história de Viamão. Simultaneamente a essa apresentação, foram distribuídas edições de um jornal produzido pelos alunos da escola.

O final do dia na Feira Literária foi de música e mágica. Primeiro, a banda Paradise 51, composta por alunos da escola municipal Farroupilha, se apresentaram. Em seguida, o integrante do grupo Vivandeiros da Alegria, Cris Keyne, fez um show de mágica, que com muito bom humor e interação com o público, encantou e surpreendeu a todos.

O show de Marcelo Valêncio encerrou a nona edição da Feira Literária de Viamão. Cantando músicas de Luan Santana, além de sucessos como “Fugidinha”, a atração final do evento fez o público dançar e cantar junto. Em seguida, o secretário de Educação, Gilnei Leite, finalizou de forma oficial o evento. O secretário agradeceu a presença de todos e ressaltou o trabalho realizado pelos envolvidos na organização da feira, além das escolas, artistas e demais entidades parceiras da SME. “Sem o trabalho em conjunto e o apoio e presença da população, essa festa não teria o brilho que teve. Esta foi, sem dúvida, a maior feira literária que já tivemos. Vamos trabalhar para que a próxima seja ainda melhor.”




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores