segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ EM VIAMÃO - BAIRRO SANTA ISABEL

Ói nóis aqui traveiz” na praça Santa Isabel


Dentro da programação do Cidade Natal, a prefeitura de Viamão trouxe o grupo Ói Nóis Aqui Traveiz com o espetáculo “O Amargo Santo da Purificação”, uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella. O evento foi realizado na Santa Isabel. A peça retrata acontecimentos em nosso país no século XX, tais como o Estado Novo e o Regime Militar. A história é conduzida por poemas de Carlos Marighella transformados em canções. O espetáculo é dedicado à memória de todos os mortos e desaparecidos políticos, que lutaram contra a ditadura militar em nome da liberdade e da justiça social para todos os brasileiros. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte.

A encenação coletiva para teatro de rua, com 25 integrantes, conta a história de um herói popular que os setores dominantes tentaram banir da cena nacional durante décadas. Na sequência de 12 cenas, o público assiste momentos importantes desta trajetória: origens na Bahia, juventude, poesia, ditadura do Estado Novo, resistência, prisão, Democracia Constituinte, clandestinidade, Ditadura Militar, luta armada, morte em emboscada e o resgate histórico, buscando um retrato humano do que foi o Brasil no século XX. É uma história de coragem e ousadia, perseverança e firmeza em todas as convicções. A coerência dos ideais socialistas atravessando uma vida generosa e combatente, de ponta a ponta. Marighella não abdicou ao direito de sonhar com um mundo livre de todas as opressões. Viveu, lutou e morreu por esse sonho.

A dramaturgia elaborada pela Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz parte dos poemas escritos por Carlos Marighelle, que transformados em canções, são fio condutor para a narrativa. Usando a plasticidade das máscaras, de elementos da cultura afro-brasileira e figurinos com fortes signos, a encenação cria uma fusão do ritual com o teatro de dança. Através de uma estética ‘glauberiana’, o Ói Nóis Aqui Traveiz leva para as ruas uma abordagem épica das aspirações de liberdade e justiça do povo brasileiro.

Para o diretor-geral da secretaria de Cultura, Adão Pretto, o objetivo é levar cultura ao povo de Viamão. “São pessoas que não têm oportunidade, muitas vezes, de pagar um ingresso, para assistir a uma peça de teatro ou até mesmo cinema. Por isso, é importante a iniciativa do governo municipal. Isso é a democratização da arte”, explica Pretto.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores