segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

"VEREADORES DE VIAMÃO PEGAM DINHEIRO DAS SAIBREIRAS" , JOÃZINHO DA SAÚDE

VEREADOR JOÃOZINHO (PMDB) DENUNCIA COLEGAS VEREADORES


Por Vilson Arruda Filho

O vereador Joãozinho da Saúde (PMDB) levantou suspeita na tribuna da Câmara de Vereadores, na terça-feira, 29/11/2011, quando declarou que alguns nobres vereadores da Casa Legislativa de Viamão/RS poderiam estar ganhando dinheiro de duas saibreiras localizadas na região do Espigão (Capororoca).

A editoria do Jornal Sexta foi até a Câmara e obteve acesso as gravações da sessão plenária, onde o vereador Joãozinho declara: “ ... Vocês vereadores chegam a ver de onde sai este saibro? Eu estive lá. Está uma cratera naquilo lá, que vocês não tem idéia. Só se vê aquelas empresas mineradoras Sardil... e Construlix... extrair saibro, e que os nobres pares desta Casa Legislativa pegam dinheiro de lá, das empresas mineradoras, e se alguém se acusar aqui é porque pegam mesmo” (sic)
Entrevistado por nossa reportagem, Joãozinho disse que “não citou o nome de nenhum vereador na sua declaração, mas os únicos que retrucaram a sua suspeita foram os vereadores Serginho Kumpfer e Zilmar Rocha, ambos do PT.”
A vereadora Belamar Pinheiro (PP) ocupou a tribuna e cobrou do vereador Joãozinho que ele não precisava se promover denunciando colegas vereadores sem provas. Joãozinho diz que: “O curioso é que somente os dois vereadores do PT não gostaram das minhas declarações”.
O vereador peemedebista entregou a nossa reportagem cópias de notas fiscais em que a Prefeitura de Viamão, administrada pelo PT, comprou e pagou saibro em duas mineradoras locais com suspeita de superfaturamento.
Das mineradoras, “A” e “B”, a Prefeitura de Viamão comprou um total de 8.585 metros cúbicos de saibro, nos meses de julho e agosto (2008), no valor de R$ 7,15 o metro cúbico, mas um mês depois, faltando poucos dias para a eleição municipal, em 30 de setembro (2008), comprou das mesmas mineradoras mais 10.620 metros cúbicos de saibro, com valor de R$ 11,10 o metro cúbico, supostamente superfaturado. “Como pode a prefeitura comprar maior quantidade de saibro com preço mais alto, quando deveria ser justamente ao contrário?”, questiona Joãozinho da Saúde, completando: “Maior quantidade, menor o preço. Essas são as regras do mercado, e não ao contrário”? adverte Joãozinho.

Vereadores cobram declarações de Joãozinho da Saúde


Afirmação do peemedebista insinuando que vereadores receberiam dinheiro de saibreiras criou mal estar entre os parlamentares que cobram de Joãozinho os nomes dos envolvidos ou a retratação do vereador
As declarações do vereador Joãozinho da Saúde (PMDB), na tribuna, na terça-feira passada criaram certo desconforto nos vereadores viamonenses. A afirmação do vereador, reprisada nos jornais SEXTA e Opinião de Viamão, insinuando que vereadores desta legislatura recebem dinheiro dos proprietários de saibreiras que têm negócios com a Prefeitura foi classificada pela maioria como uma falta de respeito com os colegas, além de ser caluniosa, gerando desconfiança sobre todos os outros treze vereadores. “Não é a primeira vez que as declarações de Joãozinho causam desconforto nesta Casa, mas a repetição das bobagens que o vereador insiste em proferir está passando dos limites. Quando ele faz uma acusação leviana destas macula a imagem não só dos vereadores, mas da Câmara Municipal”, disse o vereador Serginho Kumpfer (PT).
Durante a sessão desta terça-feira, os vereadores aprovaram por unanimidade requerimento protocolado pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Nadim Harfouche (PP), que exigia que até o final da sessão Joãozinho da Saúde apresentasse uma lista com os nomes dos vereadores que estariam ‘pegando dinheiro das saibreiras’. “Vir à tribuna e denunciar e não ter provas é um abuso. Se o vereador Joãozinho sabe de alguma irregularidade que fale. Apresente-nos os nomes dos vereadores, porque eu não pego. Do jeito que o vereador falou, dá margem para que todos sejam envolvidos”, disse Nadim.
Outro que cobra explicações de Joãozinho da Saúde é o vereador Romer Guex (PSOL) que espera que o vereador se retrate o mais breve possível. “Essas insinuações do Joãozinho são muito graves. Espero que ele se retrate e esclareça a sociedade viamonense sobre esta declaração infeliz. Vamos tomar as medidas necessárias e não descarto a possibilidade de abrirmos um processo de cassação por falta de decoro parlamentar. Ninguém pode subir à tribuna e falar o que bem entender sem que se responsabilize pelo que diz”, concluiu Romer.

Eduardo Escobar
MTb nº 13.657
Fone 51 - 8442.0917
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Viamão - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores