segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Prefeito consegue firmar parceria com Daer e implantará sinaleiras na ERS 118 e ERS 040

Prefeito de Viamão/RS consegue firmar parceria
com Daer e implantará sinaleiras na ERS 118 e ERS 040


Finalmente as tratativas do município e Estado chegam a um acordo. Após inúmeros encontros e reuniões propostas pelo prefeito Alex Boscaini, onde a Promotoria de Justiça teve também que intervir para que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) desse uma resposta positiva aos entroncamentos da ERS 118 com a avenida José Garibaldi e rua Bento Gonçalves, a boa notícia saiu na tarde de quarta-feira, dia 30 de novembro. Depois de cerca de duas horas de reunião, o Daer firmou uma parceria com a Prefeitura de Viamão e se compromete em iniciar as obras em 10 dias, ou seja, até o dia 10 de dezembro.

Com a parceria, a prefeitura, que já havia se comprometido arcar com as despesas de compra, instalação e manutenção das sinaleiras, também fará o passeio público e colocará o meio-fio no local. “Saio feliz desse encontro, pois levo uma boa notícia para toda a população. Um dos pontos mais críticos de acidentes no nosso município receberá atenção por parte do Estado, gestor dessa via”, exclama. De acordo com Boscaini, essa questão já está em discussão desde que assumiu a sua gestão, há sete anos. A promotora Anelise Grehs Stifelman testemunhou o acordo e também saiu aliviada. “Não podemos mais permitir que vidas sejam perdidas pela morosidade do sistema.”

Também acompanharanm a reunião no Daer os secretários de Transportes e Trânsito, Nelson Souza, e de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, o diretor de Trânsito Mauro Alves, os vereadores Romer Guex e Sergio Kumpfer, e, representando a comunidade, Ricardo Favilla e Luiz Carlos Nunes (Passarinho).

Entenda melhor:

- Desde 2002 existe um projeto no Daer de rotatória para o entroncamento de ERS 118 com a avenida José Garibaldi;

- Desde 2005, quando o prefeito Alex Boscaini assumiu a prefeitura, está gestionando junto ao Estado uma solução para aquele entroncamento, local onde já aconteceram inúmeros acidentes, se colocando à disposição para negociação e parceria;

- Neste ano aconteceram diversos protestos da comunidade no local, tentando sensibilizar o Estado.

Escola Farroupilha

Paralela a esta reunião, o prefeito Alex Boscaini, acompanhado dos secretários de Transportes e Trânsito, Nelson Souza, e de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, e da comitiva de pais e professores liderada pelo diretor da Escola Estadual Farroupilha, Paulo Ricardo Fraga, entregou o convênio proposto pelo Daer, já assinado por ele, ao jurídico da autarquia. Agora o próximo passo é a publicação do convênio no Diário Oficial para que o projeto seja encaminhado ao governo municipal e o mesmo possa comprar as sinaleiras.

Entenda melhor:

- Dia 17 de novembro - atropelamento de três alunas que estavam no canteiro central da ERS 040, em frente à escola estadual Farroupilha. Uma delas sofreu traumatismo craniano e morreu no dia 28 de novembro.

- Dia 23 de novembro – direção da escola estadual Farroupilha faz uma reunião com os pais e forma uma comissão para buscar mais segurança na rodovia.

- Dia 29 de novembro – na primeira reunião com o prefeito Alex Boscaini, o mesmo mostra-se preocupado e assina convênio proposto pelo Daer para a instalação de sinaleira no local.

- Dia 30 de novembro – o prefeito Alex Boscaini e os secretários de Transportes e Trânsito, Nelson Souza, e de Gestão e Relações Institucionais, Robinson Duarte, e a comissão levam o convênio assinado para o Daer assinar e publicar no Diário Oficial do Estado. No convênio, a prefeitura fica responsável pela compra, implantação e manutenção do semáforo, em frente à escola estadual Farroupilha, na parada 53 da ERS 040, por um período de 60 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores