quarta-feira, 5 de março de 2014

PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL DE VIAMÃO, TUIUTI ROMAN, DIZ QUE COOPERNORTE É IMPORTANTE PARA VIAMÃO

O entrevistado nesta edição é o atual presidente do Sindicato Rural de Viamão,
TUIUTI MANOEL LUIZ ROMAN.
Não adepto a ociosidade diz que há 20 anos é produtor de leite em sua propriedade, localizada na Estrada da Pimenta, em Viamão.  Como sócio na Coopernorte integra a Comissão de Trabalho que está planejando as mudanças no Estatuto da cooperativa.
 
 
 
JC- Por que concorreste a presidente do Sindicato Rural?

Tuiuti - Sempre acreditei nas as ações associativistas. Um grupo de produtores rurais me procurou e seus membros confidenciaram que havia necessidade de modernização administrativa no Sindicato Rural para programar novos planos estratégicos que atendessem o interesse comum dos associados.


JC- Como se faz uma gestão participativa?
Tuiuti - A gestão participativa é um processo que visa o desenvolvimento do Sindicato, sem deixar de lado a participação dos indivíduos. A nossa diretoria é unida em todos os sentidos, não temos efetivos e nem suplentes e todos os 18 membros que fazem parte da diretoria decidem os rumos do sindicato. Somos uma família sem preconceito, e independente se o associado é produtor de leite, arroz, soja, frutas, pecuária, apicultura, aves, ovinos, cavalos, coelhos e outros é respeitada a sua opinião.


JC- Quais são os serviços que o Sindicato Rural oferece aos associados?
Tuiuti - O sindicato rural já oferece aos seus sócios: Orientação jurídica nas terças-feiras pela manhã – Convênio com Unimed – Serviço de Folha de Pagamento aos associados que têm empregados – Serviço de Declaração ITR – Exames médicos admissional/demissional – Encaminhamento do Talão de Produtor Rural junto a Prefeitura de Viamão – Certidões FGTS-INSS e Rescisões Contratuais.


JC- As finanças do Sindicato Rural estão sadias?
Tuiuti - Desde que assumimos, no final do ano passado, estamos trabalhando com o objetivo de mostrar para os sócios a transparência, organização, comprometimento e responsabilidade do nosso trabalho. Criamos um plano estratégico administrativo sustentável, e de acordo com esse plano estamos realinhando os ajustes na contabilidade e procurando equilibrar as contas, não gastando mais do que nossa receita permite.

JC- Qual é o maior desafio da sua gestão?

Tuiuti - O maior desafio da atual administração é conquistar novamente a credibilidade dos ex sócios para que retornem ao quadro social ativo do nosso Sindicato Rural. O Sindicato já teve mais de 500 associados ativos, e hoje o quadro social está reduzido à metade, pois é composto de 250 sócios. Queremos ter novamente um sindicato forte em defesa do produtor rural.


JC- A festa do Arroz com Leite vai continuar sendo promovida pelo Sindicato Rural?
Tuiuti - Sim. A Festa Arroz com Leite vai continuar sendo realizada pelo Sindicato Rural, pois esta marca pertence aos Produtores Rurais de Viamão. Informo que lamentavelmente no dia 30 de janeiro, às 18h 30min, o nosso Parque de Eventos, localizado no Passo do Vigário, foi atingido por forte temporal, onde tivemos a destruição de cerca de 60% dos pavilhões, mas felizmente não houve ocorrência de vítimas, e calculamos um prejuízo com valor acima de R$ 60.000,00.


JC- Sobre a Coopernorte tu acredita que a atual adiministração atende as expectativas dos sócios?
Tuiuti - Claro que sim. Como associado faço parte da comissão da reforma dos Estatutos da Coopernorte, e só tenho a elogiar o trabalho empreendedor do atual presidente, Jairton Nunes Vieira, os Conselheiros e também a atenciosa equipe de funcionários.


JC- A Coopernorte é importante para impulsionar a economia primária do município?
Tuiuti - A Cooperativa é fundamental na estratégia do desenvolvimento do município, principalmente, na zona rural, pois vejo que muito tem investido para impulsionar a economia primária de Viamão e atender os sócios com a qualidade dos serviços.


JC- Os produtores estão contentes com os serviços da cooperativa?

Tuiuti - Sim. Hoje, a maioria dos produtores de leite tem rede de Luz Trifásica para movimentar as ordenhadeiras e sistemas de refrigeração. A atual administração da Coopernorte moveu os postes e os cabos condutores das redes antigas de energia elétrica, que passavam dentro das propriedades rurais, para a margem das estradas permitindo melhor mobilidade dos serviços de manutenção e livrando os animais a campo do perigo de sofrerem acidentes com a queda de postes ou de fios. A implantação da subestação, próxima a Fábrica da Brahma, visivelmente possibilitou a melhoria na qualidade da distribuição da energia, como também a construção de novos cabos de redes para que mais pessoas da zona rural tenham acesso à luz. Também saliento que impulsionou as vendas da Loja Comercial Agro-Pecuária Pimenta. Observo que hoje não há mais falta de energia por excelência de qualidade na manutenção nas redes, pois a atual gestão tem investido na compra e na instalação de novos transformadores. A agilidade dos técnicos, em caso de pane, são imediatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores