quinta-feira, 21 de julho de 2011

GLORINHA/RS: FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

Fórum se reúne em Glorinha
para tratar da merenda escolar


Neste ano, o tema do debate do Fórum Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável foi o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – Lei federal de 11.947/2009. O município de Glorinha sediou o encontro que reuniu os nove municípios que abrangem a Região Metropolitana e Delta do Jacuí.
A primeira palestra foi proferida pelo coordenador da Agricultura Familiar da Ufrgs e supervisor do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), Lecian Gilberto Conrad. O palestrante abordou as diretrizes do PNAE, avanços e mudanças da legislação, diferentes formas de gestão do programa, execução de compra de alimentos e reflexão sobre as dificuldades e desafios do Cecane, adaptando a lei aos municípios.
Após, o gerente técnico adjunto da Emater/RS-Ascar, Renato Cougo, falou aos presentes sobre agroindustrialização de alimentos para o mercado institucional. Também discutiu políticas públicas para a agroindústria nas propriedades rurais, através da comercialização do PNAE e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Com visão na melhoria da qualidade de vida, através da valorização do saber popular e agregação de novos conhecimentos mediante processos educativos, o fórum tem como proposta ser referência no desenvolvimento regional sustentável dos nove municípios. Participaram do evento os secretários de agricultura e de educação dos municípios.
De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento de Viamão, Geraldo Oliveira, a maioria dos municípios está com dificuldade em adquirir alimentos orgânicos diretamente dos produtores. “A solução é os produtores se organizarem em cooperativas ou associações para poder vender ao poder público e preverem uma logística para a entrega dos produtos”, conclui Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores