quinta-feira, 21 de julho de 2011

VIAMÃO: CONGRESSO TROCA EXPERIÊNCIAS ENTRE ESCOLAS

Congresso possibilita a
troca de experiências
entre as escolas


Textos e fotos: DCS





Nesta quarta-feira, a programação do Congresso de Formação Continuada de Professores, promovido pela Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi descentralizada. Foram nove escolas pólos que receberam as demais escolas da região para formação e troca de experiências: Araçá, Farroupilha, Castelo Branco, Nossa Senhora da Conceição, São Jorge, Vinte de Setembro, Caic Monte Alegre, Nossa Senhora de Fátima e Frei Pacífico.
De acordo com o diretor de Educação, Belini Romanzini, a troca de experiências tem por objetivo apresentar os projetos que estão dando certo nas escolas da rede. Cada escola pólo se esmerou para bem-receber os colegas. A escola Castelo Branco recebeu as escolas Professor Barreto Viana, Frederico Dihl, Jardim Viamar, Monteiro Lobato, Apae, Vila Tarumã e Stella Virgínia Konrad. Os projetos apresentados visavam prevenção de drogas, bullying, reciclagem do lixo, estímulo à leitura, entre outros.
Já a São Jorge recebeu as escolas Evaldo Maia, Lauro Rodrigues, Padre Réus, Paulo Freire, Alberto Santos Dumont e Sargento Raymundo Soares. Na oportunidade, a assessora pedagógica Leila Pacheco explicou que cada escola trouxe o registro de suas ações no qual a comunidade faz parte. O diretor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e estudante de psicologia, Celso Roberto Oliveira, palestrou sobre a saúde do trabalhador, expondo que cerca de 48% dos afastamentos do trabalho são devido a problemas psicológicos e mentais, muitas vezes causados pelo ambiente de trabalho.

Grupo de dança anima os trabalhos
A Vinte de Setembro recebeu as escolas de ensino fundamental Luciana de Abreu e Santa Cecília e as de educação infantil Santa Cecília, Sassaricando e Vila Luciana. A apresentação do grupo de dança Mãos Dadas abrilhantou a manhã de trabalho. Segundo a assessora do núcleo de Políticas Inclusivas, Cristiane Alves da Cunha, os relatos apresentados “são fundamentais para enriquecer a prática em sala de aula e valorizar os trabalhos desenvolvidos nas escolas”.
A apresentação de projetos na Farroupilha, que reuniu as escolas Santa Maria, Possidônio da Cunha, Recanto da Lagoa, Doutor Glênio Peres e Humberto de Campos, prestou uma homenagem ao professor da rede falecido no domingo. O Projeto Gente que Lê, apresentado pela escola Farroupilha, recebeu destaque. As crianças da escola homenagearam a autora Marô Barbieri, fazendo cartazes, teatro, rap, pinturas, e fantoches de garrafa pet, representando as histórias contadas nos livros dela.
Na escola Nossa Senhora da Conceição, a formação e troca de experiências contou com a presença da Cisne Branco, Dom Diogo, Guerreiro Lima, Querência e Residencial Figueira. De acordo com o diretor da Residencial Figueira, Giovanni Ghignatti, há muitos projetos bons que acabam ficando somente nas próprias escolas. “Com um evento desta natureza, podemos conhecer as experiências dos colegas e até mesmo implantá-las em outras escolas da rede municipal”, disse o diretor, após apresentar o projeto Turma de Aceleração (defasagem idade série).
A Caic Monte Alegre recebeu as escolas Santa Isabel, Ricardo Faicker Nunes, Nossa Senhora Aparecida, Presidente João Goulart, Alberto Pasqualini, Vereador Valneri Antunes e Anita Garibaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores