quinta-feira, 21 de julho de 2011

VIAMÃO: CONGRESSO MUNICIPAL DISCUTE QUALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA

Palestra discute qualidade na escola pública


Texto e fotos: Beatriz Tavares


FILOSOFA ZITA LAGO FALA DA QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA

Uma plateia atenta interagiu com a mestre e doutora em Educação e graduada em filosofia, Zita Lago, no segundo dia do Congresso sobre Formação Continuada de Professores, uma iniciativa da Prefeitura de Viamão. O tema da palestra foi: Como desenvolver, em uma escola pública, um ensino de qualidade?
Para a doutora em Educação, as instituições de ensino estão fazendo de conta que ensinam e recebem em troca a insatisfação dos alunos. As escolas estão implantando novas tecnologias, mas os profissionais não estão sendo capacitados para trabalhar com elas. Enquanto isso, a maioria dos alunos está quilômetros à frente de seus professores em relação às novidades tecnológicas. “Nós, educadores, estamos distanciados do mundo virtual. É hora de parar e rever valores, pois estamos vivendo um momento de transição e passagem. Temos que perceber os sinais de alerta”, ressalta a professora.
Zita falou também do atraso do Brasil em relação a outros países, como o Chile, por exemplo, onde cerca de 93% da população termina o curso superior, enquanto que no Brasil, apenas 20% ingressam no ensino superior. Mesmo com todos os investimentos feitos em educação no Brasil, nos últimos 15 anos. “Temos também uma legislação atrasada que impede o reconhecimento de diplomas tirados em outros países, mesmo em universidades reconhecidíssimas mundialmente”.
Em sua opinião, as escolas públicas têm muitos desafios pela frente e estão acomodadas devido às questões burocráticas. Já as particulares estão mais oxigenadas, pois precisam atrair público. “Os gestores precisam do apoio de suas equipes. Não é necessário cronômetros para identificar as falhas do sistema educacional. Algumas escolas sonham com o futuro, outras criam o futuro. Apesar da inovação, a escola ainda é linear”, encerrou Zita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores