Texto e fotos: Rose Scherer
A tarde da terça-feira, dia 19, foi ilustrada pela palestra do fonoaudiólogo e doutor em Educação, Jaime Zorzi, que falou sobre a difícil tarefa de transformar o erro em acerto, utilizando estratégias de intervenções para otimizar o conhecimento dos alunos. Ou seja, o que é avaliado como errado, pode estar certo, se visto de outro ponto de vista.
Zorzi resgata alguns conceitos sobre conhecimento, ensinar, construção e avaliação. “O mundo passa por transformações constantes e o que é visto como uma verdade hoje, amanhã não mais será”, explica o doutor. Isso tudo para ilustrar a dificuldade que algumas crianças têm em escrever as palavras corretamente.
“É muito difícil para elas entenderem as regras ortográficas e, muito mais difícil saberem identificar as letras pelos sons. Outras vezes elas até sabem a regra, mas compreendem de outra forma”, explica o fonoaudiólogo. Para Zorzi, o aprendizado começa quando a criança começa a ter dúvidas. “Quem não aprende não tem dúvidas. O aprendiz é quem tem dúvidas. Aí começam os questionamentos: casa se escreve com esse ou com Zê?”, explica
JAIME ZORZI FALOU PARA OS PROFESSORES MUNICIPAIS |
PROFESSORES ATENTOS NA TESES DO DOUTOR ZORZI |
Nenhum comentário:
Postar um comentário